Percursos Trail/Pedestre

Mira de Aire Trail

Integrada no TOTAL BIKE & TRAIL PARK (Mira de Aire), esta atividade de nível fácil tem desenho circular e início nos bungalows das Grutas de Mira de Aire. O percurso é um misto de paisagem urbana e natural que pode ser efetuado correndo ou caminhando. A primeira parte do itinerário dirige-se à magnífica paisagem do polje de Minde-Mira de Aire e da inclinada costa de Mira de Aire que o limita a sudoeste e é o próximo destino do percurso. Depois de uma agradável descida a chegada ao polje faz-se pela nascente cársica da Pena onde nos invernos mais chuvosos brota a água proveniente das Grutas de Mira de Aire. A seguir correndo ou caminhando pela zona aplanada do polje chegamos à parte urbana do percurso. O adeus aos trilhos de terra faz-se subindo pela zona da Escola Secundária de Mira de Aire até ao centro da vila onde se localiza a igreja matriz e a igreja velha. Depois o percurso continua através de ruas secundárias da vila e termina em ligeira subida nas Casas da Gruta, com passagem pela entrada das Grutas de Mira de Aire.

Coordenadas início: N +39.5378462 E -8.70177141 Distância: 6,50 km ​Subida acumulada: 118 m Descida acumulada: 125 m Tempo médio corrida: 45 minutos

Trail dos Cabeços

Integrada no TOTAL BIKE & TRAIL PARK (Mira de Aire), esta atividade de nível médio/alto tem desenho circular e início nos bungalows das Grutas de Mira de Aire. O percurso totalmente enquadrado em ambiente rural pode ser efetuado correndo ou caminhando. Na primeira parte do itinerário atravessa-se o Vale Mirão que delimita o distrito de Leiria e Santarém e de onde se pode observar o polje de Minde-Mira de Aire e a inclinada costa de Mira de Aire que o limita a sudoeste e que é o próximo destino do percurso. Depois de uma agradável descida a chegada ao polje faz-se pela nascente cársica da Pena onde nos invernos mais chuvosos brota a água proveniente das Grutas de Mira de Aire. A seguir correndo ou caminhando pela zona aplanada do polje, depois de se passar pela Lagoa Larga, sobe-se pelos Cadoiços em direção ao Cruzeiro situado no Cabeço de Mira, onde se tem uma visão privilegiada das Ventas do Diabo. Daqui ruma-se ao Mindinho, uma área aplanada e bastante agricultada onde o percurso é paralelo à costa. Depois subir uma pequena ladeira e de passar a estrada nacional, entra-se no Chão Mindinho em direção ao Covão da Carvalha e sempre subindo chega-se ao Casal Duro. O percurso segue pelo vale ladeado pelo Cabeço das Giestas a norte e pelo Cabecinho a sul, entrando em trilhos pedregosos até ao Cabeço dos Covões onde encontra a estrada municipal. Depois de percorrer alguns metros em alcatrão o percurso uma zona relativamente aplanada por trilhos de calcário passando pelos Moinhos Joguinhos e pela antiga pedreira do Baptista. Alguns metros à frente depois de uma inflexão a 90º o percurso em pedra solta desce vertiginosamente em direção ao estádio do URM. Ao chegar ao alcatrão continua a descida até ao final do percurso situado na Casa das Grutas.

Coordenadas inícioN +39.5385109 E -8.70268698 Distância: 20,38 km ​Subida acumulada: 530 m Descida acumulada: 532 m Tempo médio corrida: 2h45